terça-feira, 26 de outubro de 2010

ZOOPPA Chega ao Brasil para Viabilizar Estratégias de Vídeos Virais Junto as Redes Sociais


A Zooppa, maior provedora global de publicidade gerada por usuários (crowdsourcing advertising), acaba de lançar a sua operação no Brasil, trazendo soluções inovadoras para viabilizar ações de viralização para os seus clientes. A empresa chega ao País no momento em que as redes sociais, em especial Facebook, Orkut e Twitter, vivem um boom e estão impactando de forma definitiva as estratégias de marketing das principais marcas junto aos consumidores.
“Hoje, a principal estratégia utilizada pelas empresas para gerar engajamento e viralização nas redes sociais tem sido por meio de vídeos online, popularmente conhecidos como ‘virais’. Como não existe uma fórmula totalmente segura que garanta o sucesso de um vídeo nestas redes, a estratégia nem sempre se mostra totalmente confiável para os anunciantes”, explica Renato Ciuchini, sócio-diretor comercial da Zooppa no Brasil. “O conteúdo gerado dentro da Zooppa possui quantidade e qualidade suficientes para o cliente planejar de forma mais segura a sua estratégia viral, decidindo pela divulgação individual ou simultaneamente dessas peças, de acordo com o objetivo estratégico da marca”, continua Ciuchini.


Sediada em Seattle (EUA) e com presença na Itália, a Zooppa possui uma rede social com cerca de 60 mil talentos criativos, sendo seis mil brasileiros, que postam idéias, peças gráficas e vídeos virais, concorrendo a prêmios oferecidos pelo site. Esta comunidade é formada basicamente por publicitários, profissionais de marketing, estudantes e consumidores. As melhores peças são escolhidas pela própria comunidade, pelo cliente e pelo conselho da Zooppa.
“Quando um cliente patrocina um concurso na Zooppa, ele inicialmente posta um briefing e recebe entre 60 e 100 vídeos e de 400 a mil pecas gráficas num período relativamente curto de tempo, geralmente de oito semanas”, informa Marcello Ursini, sócio-diretor de marketing da empresa. “O Brasil é um país reconhecidamente conectado, o que torna nossa oferta de serviços mais favorável e deve levar a Zooppa a obter resultados ainda mais expressivos do que em outros países onde está presente.” Google, Mini Cooper, Havaianas e Tom Tom são algumas marcas que já utilizaram a Zooppa.
No Brasil, a primeira empresa a utilizar a Zooppa é a Sky, que atualmente está com um concurso para promover o seu serviço Sky HDTV. “Começamos nossa experiência com a Zooppa e, poucos dias após a publicação do briefing, já estamos avaliando os primeiros resultados. A Sky não poderia deixar de utilizar essa nova alternativa de criação de conteúdo viral, pois 100% dos nossos consumidores estão no meio digital e os resultados da ação com a Zooppa podem surpreender”, afirma Marcelo Miranda, diretor de marketing da Sky.
O concurso da Sky ainda está em andamento e recebendo novas peças. Os participantes concorrem a dois prêmios de US$ 5.500, um para cada categoria.


Sobre a ZOOPPA


A Zooppa nasceu da idéia de oferecer um espaço para a criação de publicidade on-line realizada através de conteúdos desenvolvidos pelos consumidores/usuários registrados no seu site. É um modelo de negócio no qual os usuários e as empresas se relacionam em um contexto digital baseado na criatividade e no reconhecimento da qualidade dos conteúdos postados através de prêmios em dinheiro. Isso significa estimular o talento criativo de todos aqueles que normalmente não têm oportunidade no mundo tradicional da publicidade.
Para cada empresa que estabelece um acordo comercial com a Zooppa é lançada uma nova competição para os usuários. Os usuários são convidados a criar anúncios adaptados às necessidades da empresa. Uma vez que os usuários carregam suas contribuições no site, cabe à comunidade decretar os vencedores de cada competição através de votação e audiência e a Zooppa destinar prêmios em dinheiro as peças vencedoras.

Caso as empresas que patrocinem as competições queiram usar os materiais postados no site para campanhas publicitárias em outros meios, Zooppa desenvolve o papel de intermediário entre os autores dos conteúdos e as empresas. Fazendo assim, Zooppa assegura uma faixa de preço (mínima e máxima) dentro da qual se possam atender os interesses tanto das empresas como os usuários de todas as partes do mundo.
Zooppa é uma empresa formada no inicio de 2007 e incubada pela H-Farm, centro de pesquisa e de inovação em tecnologia e novas mídias, situado próximo a Veneza, na Itália. Após o sucesso no mercado italiano, a Zooppa foi lançada também nos E.U.A. em dezembro de 2008. De sua sede em Seattle, Washington, E.U.A., Zooppa se expandiu rapidamente chegando ao Brasil em Março de 2010.


A ZOOPPA percebeu que a melhor forma de divulgação de uma marca é a viralização. Por isso grandes empresas estão associadas a ela e estão tendo um retorno muito lucrativo.


Iêda Fernandes

Nenhum comentário: