quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PRESENÇA DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NAS MÍDIAS SOCIAIS


A internet pode ser decisiva no processo político-eleitoral em função da mudança na legislação. Até as eleições passadas os legisladores entendiam a internet como espaço de mídia de massa, como rádio e TV. Com as regras para esses veículos são bastante rígidas, impediram, até então, que tivesse uma elição com o uso pleno da internet. Era permitido apenas o site oficial e a presença oficial em uma comunidade no Orkut. Isso limitava muito a participação dos eleitores no debate político. Com a mudança na legislação eleitoral, e com os dois vetos feitos pelo presidente Lula, a internet se transformou num espaço de livre expressão individual. Isto é, a internet como ela é mesmo. Então, isso está permitindo que milhões de pessoas, que não participavam do debate político-eleitoral, tenham a possibilidade de se manifestar com seus próprios conteúdos através das redes sociais como blogs, Twitter, Youtube, Flickr, Orkut e Facebook.
Os dois candidatos ao segundo turno para a presidência da república, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão presentes nas principais redes sociais: Orkut, Facebook, Twitter, Ident.ca., Flicker, Youtube, blogs e sites oficiais.
Mas, a visão de candidatura não se limita aos espaços oficiais, pelo contrário, estimula as comunidades e os blogs já existentes e que apóiam a candidatura, isto é os não oficiais. No entanto a campanha de Serra e Dilma não são os espaços oficiais que eles ocupam, é sim o somatório dos apoiadores nas diversas comunidades e redes sociais.
Os sites oficiais de Dilma Rousseff e José Serra possuem um link para suas respectivas mídias sociais.
O site de Dilma Rousseff é de fácil navegação, sua interface visual não é muito requintada, remetendo a idéia de popular direcionando a sua proximidade com o eleitor, sua acessibilidade é muito fácil. É possível navegar pela barra de menu com grande agilidade.
No site da candidata pode-se ver a área de doações, para quem quiser colaborar com a campanha da petista, agenda de compromissos e material de campanha para impressão. Nada fora do habitual e padrão para as campanhas on-line.
A estratégia da candidata e sua equipe é monitorar os emails que são enviados, sabendo se o internauta abriu a mensagem, encaminhou para amigos ou simplesmente jogou para a lixeira. Assim é possível mensurar o alcance e impacto da campanha.
Adepto de redes sociais desde que era governador de São Paulo, o tucano José Serra sai na frente quando se fala na corrida digital. Só no Twitter, tem 259 mil seguidores. A comunidade no Orkut que leva seu nome e é gerenciada por sua equipe de campanha tem outros 66 mil integrantes.
No seu blog oficial possui um link para as suas diversas mídias sociais. Tanto o blog como o seu site possuem características conservadora e ao mesmo tempo moderna assim como a imagem que o candidato tenta transmitir.
Serra saiu na frente, viu seu share aumentar e também o aumento das críticas.
De acordo com o relatório MeM Online/iGroup no período de 10 a 23 de setembro o share of buzz de Serra cresceu de 21,27% para 25,73%. Nesste período o candidato também teve um aumento nas menções negativas um total de 38% das críticas.
Este índice é fruto da análise de todos os comentários feitos pelos internautas no twitter e na blogosfera, além do conteúdo publicado pela imprensa online.


As redes sociais influenciam tanto na aceitação como na rejeição dos candidatos, isso vai depender do conteúdo gerado por eles em suas respectivas mídias. As redes sociais possibilitam a proximidade dos eleitores com os candidatos favorecendo maior intimidade. Assim cada eleitor tem a possibilidade de analisar e escolher, de enaltecer ou denegrir a imagem do político nas mídias sociais.

Iêda Fernandes



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