terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faltam Profissionais de Capacidade Estratégica para Inovar o Marketing Digital


Assim como nas campanhas offlines, nas campanhas onlines o Brasil possui uma deficiência muito grande, a de não preparar uma estratégia adequada para uma ação. Isso prejudica e muito a empresa no sentido que a deixa exposta a fracassos, ou pior, a uma crise de marca.
É visível isso ao se analisar sites e perfis nas redes sociais de uma determinada empresa. A maioria das empresas já possuem perfis nas principais Redes Sociais, porém pouquíssimas as usam de modo adequado. Já os sites muitos faltam conteúdo, não são interativos e nem atualizados com frequência.
As ações geralmente são simples, sem diferencial algum, nada inovadoras, geralmente usando de sorteios para gerarem mais popularidade. Ou como agora está na moda, usar código QR explorando uma nova tecnologia, porém inovação estratégica e tecnologia não estão diretamente ligadas no mercado, a não ser que a tecnologia possibilite uma vantagem sobre os demais concorrentes.
Os investimento em Comunicação realizados no ano de 2009 caíram, porém investimentos em Marketing Digital, tiveram 4% de crescimento. E a expectativa é que em 2010 cresça ainda mais. Tais investimentos não devem se restringir em apenas usarem novas ferramentas de comunicação. Mas deve sim usá-las em conjunto com os processos internos da empresa, com produtos, uma nova abordagem no mercado, algo que realmente agregue valor e faça da ação algo inovador.
As empresas devem analisar estrategicamente quais são suas forças e fraquezas, também suas oportunidades e ameaças (análise SWOT), para que assim saibam como se posicionar e ganhar destaque no mercado.
Outro erro comum é achar que a campanha é digital e pronto, porém se o público que não usa meios de comunicação digital se interessar pela campanha, a empresa está preparada para essa mudança súbita? O interessante é as campanhas estarem sempre vinculadas, não só no Marketing mas como no processo todo, desde a produção até a distribuição.
Por Plínio Medeiros

Creio que é preciso que as empresas estejam sempre inovando. Estar nas redes sociais só por estarem, ou porque está na moda, não garante o sucesso de sua marca.

Inovar é criar a possibilidade de interação digital, estimulando a integração do target com a marca.

Um exemplo de interação e criatividade é a Natura UNA, que usa a tecnologia do código QR e também ensina fazer maquiagem quando o público visita os vídeos.

Fazer marketing seja ele offlines ou onlines,requer muinta criatividade, inovação e saber o que seu target deseja.

Iêda Fernandes



Nenhum comentário: