quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Teatro para crianças

Teatro para crianças? Por que não? Algumas pessoas chegam a pensar que fazer teatro é virar palhaço, é não ter o que fazer, mas as coisas não são bem assim.

Fazer teatro vai muito além disso. Os benefícios de se fazer aulas de teatro, principalmente na infância, quando a criança começa a se desenvolver, são inúmeros. O teatro auxilia na coordenação motora, dicção, expressão corporal, criatividade, trabalha timidez e ajuda a criança a se expressar melhor. Ele é ativo no desenvolvimento da criança como um todo.

Claro que o resultado não vem de uma hora para outra, por isso é importante sempre praticar, mesmo que a intenção não seja a de a criança se tornar um ator ou atriz. A necessidade da prática vale tanto para a criança como para o adulto que quer perder um pouco a timidez, se expressar melhor, conseguir falar com mais facilidade em público: o teatro ajuda a desenvolver essas qualidades.

O teatro infantil na escola tem importância fundamental na educação. Em Portugal, por exemplo, já faz parte do currículo escolar obrigatório das crianças. Justamente para começar desde cedo a desenvolver a coordenação, a memorização, a fala, entre tantas outras qualidades. Sem falar da imaginação, que, principalmente na infância, transporta a criança para um novo mundo, um mundo lúdico de sonhos, de desejos, de aventuras sem limites, onde tudo acontece.

O teatro tanto infantil como o adulto é muito mais do que se pode ver ou até mesmo pensar, vai além dos palcos, das cortinas, das coxias, permite ultrapassar barreiras, levando a pessoa a viver uma vida diferente. Também desperta o interesse para outras artes, como a música, dança, artes plásticas, etc.

Quer viver novas experiências? Ousar? Descobrir um novo mundo? Ser alguém diferente, mesmo que seja por poucos instantes? Faça teatro!

“O planeta do futuro não será nossa conquista e sim nossa criação, e o mundo que nos espera não está por ser descoberto, está por ser inventado e construído” Guillebaud.

Nenhum comentário: