terça-feira, 19 de outubro de 2010

Com suas novas cotas a Globo se transforma em marca bilionária

A gigante Rede Globo, continua a crescer e se fortalecer, para a tristeza das redes concorrentes. Nas últimas semanas, a Rede Globo garantiu, para o ano que vem, um faturamento superior a R$ 1 bilhão com a venda de três de seus principais pacotes: Futebol, Fórmula 1 e Carnaval. Não bastasse o reajuste nos valores de tabela, a emissora abriu uma cota a mais em cada projeto. Com isso, conseguiu um incremento de 35% em relação aos negócios fechados no final do ano passado, saltando de R$ 922,5 milhões para R$ 1,248 bilhão – sem levar em conta os Top de 5 segundos. O maior incremento, de 42%, se deu com o fechamento, na semana passada, das quatro cotas nacionais para o Carnaval 2011, cujo faturamento subiu de R$ 60 milhões para R$ 85,2 milhões. Bradesco, Nova Schin e TIM renovaram, e a P&G arrematou a quarta cota para a marca Pantene. Os valores unitários foram reajustados em 6,5%, de R$ 20 milhões para R$ 21,3 milhões.


A corrida dos anunciantes pelas cotas da Globo pode ser exemplificada pelo que se viu na última sexta-feira, 15. Disponibilizado ao mercado às 16h30, o patrocínio ao Top de 5 segundos das transmissões da temporada 2011 da Fórmula 1 foi vendido às 17h30 para Azaleia, por valor de tabela de R$ 25,5 milhões. As cotas principais da F1 já estavam fechadas pelas renovações de Nova Schin, Mastercard, Petrobras, Renault e Santander, e pela TIM, que adquiriu a inédita sexta vaga. Os valores de tabela subiram de R$ 56,5 milhões para R$ 59,8 milhões – alta de 5,8%.


Com as novidades, o faturamento da Globo com a principal categoria do automobilismo aumentou 27%, de R$ 282,5 milhões para R$ 358,8 milhões.


Entretanto, o projeto mais rentável para a Globo continua sendo o Futebol, que trocará as cinco cotas de R$ 116 milhões deste ano por seis de R$ 134 milhões – reajuste de 15,5% na tabela. Neste caso, Ambev (cervejas), Casas Bahia, Itaú, Vivo e Volkswagen renovarem, e uma sexta cota foi aberta para abrigar a Coca-Cola. Com isso, a Globo sai de um faturamento estimado em R$ 580 milhões para R$ 804 milhões – alta de 38,6%. Isso sem contar o Top de 5 segundos comprado pela Olympikus por R$ 42 milhões.

O projeto Verão Espetacular, que no ano passado teve quatro cotas a R$ 7,9 milhões cada, renovou com Wizard, Caixa Econômica Federal, Oi e Correios. O projeto prevê a transmissão ao vivo dos 16 eventos realizados aos domingos no Esporte Espetacular, entre dezembro de 2010 a março de 2011


Já o Big Brother Brasil, em sua última edição, acolheu cinco patrocinadores a R$ 13,5 milhões – sem contar as infinitas ações de merchandising. Enquanto isso, a minisérie As Cariocas, de Daniel Filho, que estreia nesta semana, terá patrocínio da cerveja Devassa, por R$ 2,9 milhões.

Novas atrações estão previstas ainda para esse mês, como a séria Clandestinos e Junto e Misturado, além da volta das séries S.O.S Emergência. Estou ansiosa pela estréia de Clandestinos, pois a série irá retratar o mundo do teatro, do qual eu faço parte.

Nenhum comentário: